MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

O resultado do concurso finalmente saiu

06 JUL

 
  Resultado, Boletim de Desempenho e Cronograma <

  Veja o gabarito DEFINITIVO da sua prova <

Veja a prova AZUL <
 Veja as demais provas <
Acompanhe no chat PCI o que falam a respeito da prova <
 

RECURSOS À PROVA:
  Nossos professores tomaram por base a Prova Azul
para propor DEZ recursos conforme abaixo:

QUESTÃO 37 (Prova Azul) - Informática:
Além da alternativa D, também está incorreta a alternativa B, pois exibir a numeração de páginas, conforme indica o final da alternativa, não depende do botão mostrar/ocultar (¶) e, por isso, a questão deve ser anulada e seus pontos considerados a todos os candidatos, conforme item 8.3 do edital 3/2007 de reabertura das inscrições.

QUESTÃO 38 (Prova Azul) - Informática:
Os caracteres \ / : * ? " < > |  são considerados alfanuméricos e não podem ser utilizados em nomes de arquivos e diretórios. A alternativa C, entretanto, considera esses caracteres como não-alfanuméricos e, por isso, não há nessa questão alternativa correta, devendo ser anulada em favor de todos os candidatos (item 8.3 do edital de reabertura das inscrições).
Observe a definição técnica do termo ALFANUMÉRICO: “Conjunto de letras, números y otros símbolos, como signos de puntuación o símbolos matemáticos.
Hace referencia a los caracteres del teclado y al conjunto de caracteres disponibles para las diferentes operaciones de transferencia de datos del ordenador.” (http://usuarios.lycos.es/Resve/diccioninform.htm)

QUESTÃO 21 (Prova Azul) - Português:
O enunciado pede o assinalamento da alternativa INCORRETA quanto à forma átona pronominal. O gabarito preliminar indica a alternativa D (preocupam-lhes), mas também está INCORRETA a forma apresentada na alternativa C (apóiam-na), uma vez que o pronome relativo QUE apresentado na frase “Organizações ambientais que apóiam a lei” é partícula atrativa, exigindo a forma átona pronominal “a apóiam”.
Fundamentação do argumento: SARGENTIM, Hermínio. Gramática Didática da Língua Portuguesa, 8ª.ed. SP, IMEP, 1993, página 369.
Desta forma, pelo fato de existir duas alternativas assinaláveis na mesma questão, pede-se a sua anulação, na forma do item 8.3 do edital de reabertura das inscrições à seleção.

QUESTÃO 01 (Prova Azul) - Conhecimentos Específicos:
No gabarito é apontado como opção correta o item C, porém é a alternativa B.
JUSTIFICATIVA: Conforme o que prevê a Portaria nº 210 - de 10 de Novembro de 1998, na qual aprova o Regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves, no ANEXO I, item Definições - CARCAÇA - entende-se pelo corpo inteiro de uma ave após insensibilização ou não, sangria, depenagem e evisceração, onde o pao, traquéia, esôfago, intestinos, cloaca, baço, órgão reprodutores e pulmões tenham sido removidos. É FACULTATIVA A RETIRADA DOS RINS, PÉS, PESCOÇO E CABEÇA."

QUESTÃO 15 (Prova Azul) - Conhecimentos Específicos:
A opção correta no gabarito é o item A. Porém no item E existe um erro de digitação "monetarização" ao invés de monitorização no qual tornaria a opção errada, haja vista que monetarização significa "evolução das estruturas monetárias" (dicionário Houaiss, www.uol.com.br).
Neste caso, a questão precisa ser anula e seu pontos devem ser computados para todos os candidatos, conforme prevê o item 8.3 do edital 3/2007 da reabertura das inscrições.

QUESTÃO 02 (Prova Azul) - Conhecimentos Específicos:
A questão deve ser anulada, pois o edital de reabertura das inscrições (Edital 03 de 02/03/2007) NÃO DISPÕE em seu Anexo I a Resolução RDC N° 275 de 21 de outubro de 2002, condição primordial para o conhecimento do conteúdo explorado na questão.
Ademais, de acordo com a Resolução RDC N° 275 de 21/10/2002:
”4.1.1. Os estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos devem desenvolver, implementar e manter para cada item relacionado abaixo, Procedimentos Operacionais Padronizados - POPs.
a) Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios.
b) Controle da potabilidade da água.
c) Higiene e saúde dos manipuladores.
d) Manejo dos resíduos.
e) Manutenção preventiva e calibração de equipamentos.
f) Controle integrado de vetores e pragas urbanas.
g) Seleção das matérias-primas, ingredientes e embalagens.
h) Programa de recolhimento de alimentos.”

POTABILIDADE da água não é o que consta na letra B da questão e sim PALATABILIDADE da água. E MANIPULAÇÃO preventiva, na letra E, deveria ser MANUTENÇÃO preventiva.

Além de insuficiência de recursos citados no referido Edital para a solução da questão, há um erro de léxico utilizado em 2 (duas) alternativas, letras B e E.

Assim, pede-se a anulação da questão e que seus pontos sejam atribuídos a todos os candidatos, na forma do item 8.3 do edital referido.

Bibliografia: Agência Nacional de Vigilância Sanitária: Resolução RDC N° 275 de 21/10/2002 (Dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos).

 QUESTÃO 19 (Prova Azul) - Conhecimentos Específicos:
Na questão há duas respostas corretas: C e D (Teniose e Toxoplasmose).
Argumentação: Conforme Secretaria de Estado da Saúde do Paraná a Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores são leishmaniose visceral, teniose/cisticercose, toxoplasmose, arbivirose. Portanto toxoplasmose e teniose são doenças. Abaixo temos os vetores, ou seja, meios de transmissão (texto produzido pelo pesquisador científico Eidi Yoshihara, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA, Pólo Regional da Alta Sorocabana, UPD Presidente Prudente, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo).
TENIOSE-CISTICERCOSE - 03/11/2006 - Eidi Yoshihara:
"Várias espécies de tênias causam problemas à saúde humana e são responsáveis por perdas econômicas na atividade pecuária. Na família Taeniidae, dois cestódeos importantes que tem o homem como hospedeiro definitivo e obrigatório são a Taenia solium e a Taenia saginata, popularmente conhecida como solitárias, cujos hospedeiros intermediários são os suínos e os bovinos, sendo esses animais responsáveis pela manutenção da doença em nosso meio. Os cestódeos adultos, em geral, pouco dano causam ao hospedeiro, porém as larvas é que comumente são responsáveis por quadros patológicos, dependendo da localização, número e tamanho das formas."
Bibliografia consultada: Agapejev, S. Epidemiology of neurocysticercosis in Brazil. Revista do Instituto de Medicina Tropical, v.38, p.207-216, 1996. http://www.apta.sp.gov.br/noticias.php?id=1819.
Portanto, estão corretas as alternativas “c” e “d", o que significa que a questão deve ser anulada e seus pontos atribuídos a todos os candidatos, na forma do item 8.3 do edital de reabertura de inscrições ao concurso.

  QUESTÃO 22 (Prova Azul) - Português:
Na questão nota-se que há duas respostas assinaláveis, ou seja, existem duas alternativas em que o termo sublinhado NÃO está corretamente analisado.

A alternativaa”, a qual o gabarito aponta, está incorreta, pois o sujeito apresenta um único núcleo, o que caracteriza-o como sujeito simples, mesmo grafado na forma pluralizada. Nada a discordar, pois na prova está classificado como sujeito composto.
Porém, na alternativa “b”, o termo “demorada” está classificado como adjunto adnominal enquanto que, segundo as gramáticas pesquisadas, citadas no final, tal termo classifica-se como predicativo, no caso, do objeto, que é “regulamentação.
Segundo CEGALLA (2001, página 314), predicativo do objeto é o termo que se refere ao objeto de um verbo transitivo, isto é, o termo (demorado) refere-se ao objeto (regulamentação) do verbo transitivo (esperava).
FARACO &
MOURA (1988, página 322) afirma, também, que predicativo é o termo da oração que indica uma característica que se atribui ao sujeito ou ao objeto.
Considerando,
ainda, uma outra bibliografia consultada, KURY (2006, página 27), também encontra-se a informação de que predicativo “é a palavra ou locução de natureza nominal ou pronominal que constitui o núcleo de um predicado nominal ou o elemento nominal de um predicado verbo-nominal”, podendo “referir determinado atributo ou a um sujeito ou a um objeto, donde a sua classificação em predicativo do sujeito ou predicativo do objeto.
Conclui-se,
assim, que há duas alternativas em que o termo sublinhado NÃO está corretamente analisado (a e b), o que faz  com que a questão possua duas alternativas passíveis de serem marcadas, o que vai de encontro ao exposto de queapenas uma alternativa correta para cada questão.
Assim
sendo, peço a anulação da questão e, conforme item 8.3 do Edital de reabertura, o ponto seja revertido a todos os canditatos.

  QUESTÃO 48 - Atualidades (Prova Azul) - Mônica:
A assertiva IV apresentada na questão indica a criação do Estado de Israel em 1848 ao invés de 1948, o que pode ser um simples erro de digitação, mas que faz com que a assertiva torne-se INCORRETA. Assim, o gabarito deve ser corrigido de "d" para
"b" (Apenas II e III são verdadeiras).

  QUESTÃO 36 - Informática (Prova Azul):
O gabarito preliminar aponta a alternativa "a" como correta. No entanto, a alternativa “d” da questão não está errada, pois ao abrir o arquivo texto contendo 70000 linhas citado no enunciado, 4464 linhas são perdidas do arquivo original, já que uma planilha do Excel 2003 pode conter apenas 65536 linhas. Portanto, o arquivo não pode ser aberto na íntegra, tendo em vista as limitações quanto à quantidade de linhas e colunas. Em conseqüência, há duas alternativas corretas para a mesma questão, devendo esta ser anulada em favor de todos os candidatos, na forma do item 8.3 do edital de reabertura das inscrições.


SAIBA TUDO SOBRE O CONCURSO:

 As cidades de Londrina(PR), Curitiba(PR), Porto Alegre(RS), São Paulo(SP), Rio(RJ) e outras espalhadas pelo país sediaram as provas do concurso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que teve suas inscrições reabertas para selecionar 354 vagas de ensino médio.

As inscrições foram acolhidas pela internet, no site da organizadora AOCP (veja link no final deste boletim), à taxa de apenas R$ 13,00, de 12 a 27/03/2007, e também pelas agência credenciadas da Caixa Econômica Federal. Quem se inscreveu no ano passado não precisou fazer nova inscrição.

O cargo era de agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal, todos com carga horária semanal de 40 horas e remuneração inicial de R$ 3.228,27, além de benefícios na forma de auxílio transporte, auxílio alimentação, auxílio creche e, conforme a função, adicional de insalubridade.

As vagas se distribuem entre SP(107), MT(55), MS(55), GO(47), MG(37), RS(23) e Brasília(09). Outras vinte e uma vagas ficam reservadas a portadores de necessidades especiais.

Mais vagas: O edital prevê mais vagas, conforme surgirem dentro do prazo de validade do concurso, que é de dois anos prorrogável por igual período. A quantidade de interessados na inscritos em função do edital anterior é de 185.950 pessoas.

As provas objetivas foram aplicadas no domingo de 03 de junho, com 50 questões, valendo o total de 100 pontos, contemplando Conhecimento Específico (compõe a metade da nota), Português, Ética, Informática, Matemática e Atualidades. Não haverá mais a prova de títulos, que constava do primeiro edital.

O listão com os nomes dos aprovados deverá ser publicado em 27 de junho, no mesmo site reservado às inscrições.

Para saber mais detalhes, continue acompanhando as notícias neste portal.

PAINEL DE ACESSOS


Leia o novo edital 03/2007 de 02/03/277 <

Faça sua inscrição no concurso (12 a 27/03/2007) <
 Viaje para os locais de prova com a Kauê Turismo <
Consulte a Agenda Sólon de eventos <
 Veja as opções atuais de aulas e apostilas <
 

                  

   

  Salas de Bate-Papo


Curso Sólon
AULAS E APOSTILAS :: (44) 3226-5394 

>>  FALE COM A GENTE  <<

>>  PÁGINA INICIAL  <<

>>  ONDE FICA  (MAPA)  <<

Secretaria Central: Av.Brasil 3746, sala 104 (Edif.Centro Coml) -  Maringá PR
Copyright © 2004-2005, Curso Sólon. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento WGuerra@startup.com.br