BOLETIM POLÍCIA CIVIL - PR

Prova discursiva será no próximo domingo 19/08

12 AGO

 Acompanhe a publicação do resultado da primeira fase (resultado até 15/08) <
Veja as provas oficiais respondidas pelo gabarito preliminar <
 Converse agora no fórum PCI com quem fez a prova <

Reveja a concorrência no concurso para o seu cargo <

 Questões para recursos - Veja argumentos de nossos professores <
Conheça os próximos cursos agendados pelo Curso Sólon <
 

 ARGUMENTOS PARA RECURSOS À PROVA PC PARANÁ:

Os professores do Curso Sólon analisaram as provas para Escrivão, Investigador e Papiloscopista, e disponibilizaram abaixo, para você, os argumentos para recursos, que devem ser interpostos até quarta-feira, dia 25 de julho.

COMO RECORRER: Reproduzimos abaixo o item 13.1.2 do edital, que dá orientações aos candidatos para interposição de recursos:

"O candidato poderá interpor recursos contra o gabarito provisório desde que estejam em conformidade com as seguintes disposições:
a) os recursos deverão ser encaminhados por escrito, em formulário específico (disponível no site www.nc.ufpr.br);
b) serão aceitos recursos sobre o gabarito ou a formulação das questões nos dias 24 e 25 de julho de 2007, das 8h 30min às 17h 30min;
c) os candidatos devem imprimir o formulário específico e seguir rigorosamente as instruções contidas no site www.nc.ufpr.br;
d) cada questão ou item deve ser apresentado em um formulário separado;
e) o recurso deverá ser protocolado pessoalmente na Secretaria do Núcleo de Concursos, nos dias e horários especificados na alínea "b" no seguinte endereço:
Setor de Ciências Agrárias
Prédio do Núcleo de Concursos da UFPR
Rua dos Funcionários, 1540, Juvevê
Curitiba – PR.
f) serão desconsiderados pelo NC os recursos não redigidos no formulário específico, não protocolados, protocolados fora do prazo ou não devidamente fundamentados, bem como os encaminhados de forma diferente da estabe
lecida nos itens anteriores;
g) serão desconsiderados pelo NC recursos relativos ao preenchimento do cartão-resposta."

O QUE SUGEREM NOSSOS PROFESSORES:

Recursos de Noções de Direito Constitucional (prof.Laert):

A questão 45 assinala como alternativa correta a letra "e", afirmando ser a entidade familiar, para fins de proteção do Estado, a comunidade formada pela mãe solteira que adota um filho.
Contudo, a Constituição Federal, em seu artigo 226,
parágrafos 3º e 4º,  trata a questão de forma diferente, conforme a seguir:

“Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.

§ 3º - Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.

§ 4º - Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.”

Desta forma, a questão deve ser anulada, e seus pontos repassados a todos os candidatos, uma vez que o seu enunciado questiona sobre a proteção constitucional da família, não abarcando somente a hipótese colocada como correta na questão.

Recursos de Noções de Informática (prof.Valdir):

A questão 15 precisa ser anulada, repassando seus pontos a todos os candidatos, pois cobra conhecimento sobre Planilha Eletrônica, cujo item foge o conteúdo programático da disciplina de Noções de Informática, constante do Anexo II do edital de abertura das inscrições, cujo texto é reproduzido abaixo:

Anexo II - Conteúdo Programático:
NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Componentes de um computador: hardware e software. 2 Arquitetura básica de computadores: unidade central, memória: tipos e tamanhos. 3 Periféricos: impressoras, drivers de disco fixo (Winchester), disquete, CD-ROM. 4 Uso do teclado, uso do mouse, janelas e seus botões, diretórios e arquivos (uso do Windows Explorer): tipos de arquivos, localização, criação, cópia e remoção de arquivos, cópias de arquivos para outros dispositivos e cópias de segurança, uso da lixeira para remover e recuperar arquivos, uso da ajuda do Windows. 5 Uso do Word for Windows: entrando e corrigindo texto, definindo formato de páginas: margens, orientação, numeração, cabeçalho e rodapé definindo estilo do texto: fonte, tamanho, negrito, itálico e sublinhado, impressão de documentos: visualizando a página a ser impressa, uso do corretor ortográfico, criação de textos em colunas, criação de tabelas, criação e inserção de figuras no texto.

Recursos de Raciocínio Lógico (prof.Suzuki):

Na questão 20, tomando A o conjunto dos múltiplos de 3 maiores que zero e menores que 100 e ainda B o conjunto dos múltiplos de 8 maiores que zero e menores que 100, temos n(A) = 33, n(B) = 12 e n(A interseção B) = 4. Utilizando o princípio da inclusão-exclusão proposto no enunciado, temos que n(A união B) = 41.

Porém o bilhete diz que são passos ao norte e o enunciado traz para o candidato a informação de que a equipe não possui bússola para indicar o norte. Sendo assim, NÃO podemos dizer que o número máximo de tentativas que a equipe terá de realizar é igual a 41, já que o terreno é circular, ficando a equipe, portanto, sem referência de para onde caminhar em suas buscas, tendo possibilidade de realizar tentativas por todo o terreno, ou seja, o número máximo de tentativas é bem maior do que 41.

A resposta seria 41 caso a equipe possuísse a bússola para indicar o norte, pois assim, a busca aconteceria em uma linha reta pré-estabelecida.

Dessa forma, a questão necessita ser ANULADA e seus pontos repassados a todos os candidatos.

Recursos de Direito Penal e Processual Penal (prof.Márcia):

Cabe recurso às questões 24, 28 e 29:
 
Na questão n. 24, item 3, diz: Não se admite a continuidade delitiva nos crimes contra a vida. No gabarito, que aponta para a alínea "d", este item encontra-se correto, contudo, não está, conforme a seguir:
 
É possível sim ocorrer continuidade delitiva nos crimes contra a vida, como pode se ver na decisão proferida pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça): "...Crime continuado é aquele no qual o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie, os quais, pelas semelhantes condições de tempo, lugar, modo de execução, podem ser tidos como continuação de outros (art. 71 do CP). O modus operandi, em tais delitos, deve ser o mesmo, sendo necessária a homogeneidade das condutas. No caso sub judice, a peça vestibular, bem como o libelo, apontam a ocorrência de um homicídio qualificado e em seguida a tentativa de cometimento de outro homicídio, pelas mesmas autoras e em circunstâncias objetivas homogêneas. Destarte, configura-se a continuidade delitiva, e não o concurso material" (RT 813/535).
 
Ademais, existe outra decisão, proferida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que traz "consideram-se crimes continuados, quaisquer que sejam os bens jurídicos ofendidos, vida, saúde, pudor, honra e liberdade, com o mesmo ou diverso titular, os que, embora não reúnam elementos objetivos e subjetivos iguais, tenham o mesmo conteúdo" (RT 531/316)
 
Ainda, "Quaisquer crimes, sejam ou não lesivos de bens personalíssimos, com unidade ou pluralidade de vítimas, desde que da mesma espécie e atendidos os demais requisitos do art. 51, parágrafo 2 (art. 71 vigente), podem ser considerados como continuados" (RT 539/320)
 
Existem ainda outras decisões no sentido de ser possível a continuidade delitiva nos crimes contra a vida, como pode se ver nesta decisão do Supremo Tribunal Federal:
"...É possível a aplicação de continuidade delitiva, em que o bem lesado seja personalíssimo, podendo, assim, ocorrer em crime de homicídio qualificado, visto que o art. 71 do CP, alterado pela Lei 7.209/84, acrescentou o parágrafo primeiro, revogando a Súmula 605 do STF, pela qual não se admitia a continuidade delitiva nos crimes contra a vida" (RT 803/511).
 
E mais, no Tribunal de Justiça de São Paulo:
"Crime continuado. Caracterização. homicídio. Ofensa a bens personalíssimos. Pluralidade de vítimas. Redução da pena. Recurso provido para esse fim" (JTJ 203/289)
"Caracteriza-se o crime continuado, se o duplo homicídio qualificado contra vítimas diferentes foi cometido nas mesmas circunstâncias, com a mesma arma, em condutas sucessivas, no mesmo momento e local, hipótese que se aplica o art. 71, par. único do CP" (RT 803/562). No mesmo sentido: RT 625/275; RT 499/342.
 
Desta forma, várias decisões existem no sentido de se admitir a continuidade delitiva nos crimes contra a vida.
Portanto, a questão deve ser ANULADA.
 
  RECURSO À QUESTÃO 28::

A questão 28, item 3, que diz: Não são puníveis o aborto necessário e o aborto eugenésico. Tal alternativa, segundo o gabarito, estaria errada. Contudo, há várias decisões dos Tribunais que entendem ser sim punível o aborto eugenésico, o que leva a questão à sua ANULAÇÃO.

Não prevê a lei a exclusão da ilicitude do abordo eugênico (ou eugenésico, ou eugenético, ou piedoso), que é o executado ante a prova ou até suspeita de que o filho virá ao mundo com anomalias graves ou fatais (anencefalia ou acrania, p. ex.), embora haja decisões em favor da legalização desta prática.

Segundo decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, "...A autorização para a realização do aborto eugenésico, fundamentado na anencefalia do feto, não é contemplada pelo direito infraconstitucional como uma das hipóteses de aborto legal, razão pela qual seu deferimento resultaria afronta à Lei Maior" (RT 806/540)

Outra decisão: "Aborto - Eugênico - Indeferimento do pedido - Feto portador da Síndrome de Edwards - Inexistência de direito líquido e certo dos pais sobre a vida de seus filhos - Segurança denegada - Votos vencedor e vencido" (JTJ 248/514)

  RECURSO À QUESTÃO 29:
(pode ser que não se consiga a anulação dessa questão,
mas para quem a errou, não custa tentar)

Com relação a questão 29, item 3, que diz: crianças de tenra idade e doentes mentais não podem figurar como sujeitos passivos do crime de estelionato.

Realmente, esta alternativa está correta, tendo em vista que para a configuração do estelionato, necessário se faz a fraude, e com relação a estas pessoas, doentes mentais e crianças de tenra idade, não se tem como fraudar.

Contudo, existem manuais em direito penal, que quando ensina acerca do sujeito passivo nos crimes de estelionato, trazem que pode ser qualquer pessoa, como se pode ver:

"Sujeito passivo: qualquer pessoa, assinalando-se que podem existir dois sujeitos, no caso de a pessoa enganada ser diversa da prejudicada" Tal comentário está no Código Penal Comentado do Delmanto, quando ele explica o art. 171 do CP.  (DELMANTO, Celso; DELMANTO, Roberto; DELMANTO JUNIOR, Roberto. Código Penal Comentado. Editora Renovar.)

Dessa maneira, a questão deve ser ANULADA.


SAIBA TUDO SOBRE O CONCURSO PC PARANÁ:

A organizadora Universidade Federal do Paraná (UFPR) acolheu as inscrições dos interessados nas 542 vagas para o concurso da Polícia Civil paranaense até o dia 02 de julho, segunda-feira. As inscrições só poderiam ser acolhidas pela internet, no site da UFPR (veja link no final deste Boletim).

Eis a distribuição das vagas e alguns esclarecimentos adicionais:

C A R G O REMUNERAÇÃO INICIAL NÍVEL SUPERIOR TAXA VAGAS
Delegado R$ 8.864,00 + benefícios em Direito 150,00 44
Papiloscopista R$ 1.793,00 + benefícios em qualquer área 100,00 128
Escrivão R$ 1.793,00 + benefícios em qualquer área 100,00 70
Investigador R$ 1.676,00 + benefícios em qualquer área 100,00 300

T O T A L   D E    V A G A S :

542

Do total de vagas, 10% são destinadas a afro-descendentes: 4 para Delegado, 13 para papiloscopista, 7 para escrivão e 30 para investigador.

Além da escolaridade acima, está entre as exigências do edital a idade mínima de 21 anos completos, a inexistência de antecedentes criminais, de títulos protestados e de outros impedimentos que desabonem o candidato. O candidato também precisa possuir carteira de habilitação simples para veículos (categoria B ou superior). Vale a pena ler o item 4 do edital, que pode ser consultado a partir do Painel de Acessos, no final desta página.

DUAS PROVAS - As provas são realizadas em Curitiba, em duas datas, a partir das 14 horas, do domingo do dia 22 de julho (prova de conhecimentos gerais) e do dia 19 de agosto (prova de conhecimentos específicos). Os gabaritos são publicados no dia seguinte às provas, no mesmo site da inscrição no concurso e também aqui no portal do Curso Sólon.

As provas de conhecimentos gerais para delegado contiveram 60 questões, para as quais o candidato deve alcançar acerto mínimo de 50%. As questões versaram sobre 10 questões de Língua Portuguesa, 2 de Economia e Demografia do PR, 4 de Informática, 4 de Raciocínio Lógico e 30 de Direito (Penal, Processual Penal, Administrativo, Constitucional e Civil).

As provas de conhecimentos gerais para os demais cargos apresentaram 50 questões, assim distribuídas: 10 de Língua Portuguesa, 2 de Economia e Demografia do PR, 4 de Informática, 4 de Raciocínio Lógico e 20 de Direito (Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional). Também é exigido o mínimo de 50% de acerto.

Os aprovados na etapa anterior serão submetidos à prova de conhecimentos específicos (na tarde do dia 19 de agosto) que será constituída de QUATRO questões discursivas para delegado, com valor total de 40 pontos, e de UMA questão discursiva para os demais cargos, com valor de 20 pontos. O conteúdo programático consta do Anexo II ao edital. Também serão considerados aprovados os candidatos que alcançarem o mínimo de 50% de acerto.

Os candidatos ao cargo de Escrivão também serão submetidos à prova de digitação, na manhã do mesmo dia da prova de conhecimentos específicos.

O resultado final das provas será divulgado até o dia 28 de setembro, com os nomes dos felizardos.

Convém ler atentamente o edital, principalmente sobre os exames de investigação de conduta dos candidatos aprovados, exame de higidez física, laboratoriais, aptidão física e outros.

Os candidatos aprovados também deverão apresentar documentação para participarem da prova de títulos, meramente classificatória, de modo a valorizar os que possuem diploma de doutorado (máximo 2 pontos), mestrado (1 ponto), especialização (0,5 ponto) e outros (0,5 ponto).

PAINEL DE ACESSOS


Acesse e leia o edital 01/2007, de 22/05/2007 <
 Faça sua inscrição no concurso (28/05 a 02/07/2007) <

Veja a prova e gabarito - INVESTIGADOR (RJ) <

Veja a prova e gabarito - ESCRIVÃO (ES) <
Veja a prova e gabarito - DELEGADO (ES) <
  VEJA NOSSAS OPÇÕES ATUAIS DE AULAS <
 

                  

   

  Salas de Bate-Papo


Curso Sólon
AULAS E APOSTILAS :: (44) 3226-5394 

>>  FALE COM A GENTE  <<

>>  PÁGINA INICIAL  <<

>>  ONDE FICA  (MAPA)  <<

Secretaria Central: Av.Brasil 3746, sala 104 (Edif.Centro Coml) -  Maringá PR
Copyright © 2004-2005, Curso Sólon. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento WGuerra@startup.com.br