CONTEÚDO
Teoria e Testes:
CONHECIMENTOS BÁSICOS
PORTUGUÊS: Gramática (fonética, morfologia e sintaxe: construção frasal,
concordância, regência, colocação, emprego e acentuação gráfica). Ortografia
oficial. Pontuação. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação.
Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Interpretação de
textos. Redação. Figuras e vícios de linguagem. Teoria do Discurso:
estruturas narrativas, organização discursiva, enunciações e relações
intertextuais.
RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO: Números inteiros e racionais: operações
(adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões
numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e
operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e
proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e
problemas. Estatística descritiva; distribuição de probabilidade discreta.
Juros simples e compostos: capitalização e descontos. Taxas de juros:
nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. Planos ou
Sistemas de Amortização de Empréstimos e Financiamentos. Cálculo financeiro:
custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento.
Taxas de Retorno.
ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO: Sistema financeiro nacional. Dinâmica do
mercado. Mercado bancário.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
CULTURA ORGANIZACIONAL: Conceito de Cultura Organizacional. Preceitos da
Cultura Organizacional. Vantagens e desvantagens da Cultura Organizacional.
Características da Cultura Organizacional. Cultura Empresarial. Ética
aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e
profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de
Ética do Banco do Brasil (disponível no sítio do BB na internet). Código de
conduta da alta administração pública. Gestão da Sustentabilidade.
TÉCNICAS DE VENDAS: Noções de administração de vendas: planejamento,
estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de
Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas;
motivação para vendas. Produto, Preço, Praça; Promoção. Vantagem
competitiva. Noções de Imaterialidade ou intangibilidade, Inseparabilidade e
Variabilidade dos produtos bancários. Manejo de Carteira de Pessoa Física e
de Pessoa Jurídica. Noções de Marketing de Relacionamento. Interação entre
vendedor e cliente. Qualidade no atendimento a clientes. Satisfação e
retenção de clientes. Valor percebido pelo cliente. Código de Proteção e
Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).
ATENDIMENTO (focado em vendas): Marketing em empresas de serviços.
Satisfação, valor e retenção de clientes. Como lidar com a concorrência.
Propaganda e promoção. Venda. Telemarketing. Etiqueta empresarial:
comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico.
Resolução CMN nº 3.849, de 25/03/10 - Dispõe sobre a instituição de
componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e
demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA: Editor de Texto: edição e formatação de
textos (operações do menu: Formatar, Inserir tabelas, Exibir - cabeçalho e
rodapé, Arquivo - configurar página e impressão, Ferramentas - ortografia e
gramática). Microsoft Windows 7 em português: Conhecimentos básicos. Criação
de pastas (diretórios), arquivos e atalhos, área de trabalho, área de
transferência, manipulação de arquivos e pastas. Conceitos de informática,
hardware e software. Sistemas operacionais Windows e Linux. Processador de
texto (Word e BrOffice.orgWriter). Planilhas eletrônicas (Excel e
BrOffice.org Calc). Editor de Apresentações (PowerPoint e BrOffice.org
Impress). Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet,
Protocolos Web, World Wide
Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e
pesquisa na Web. Conceitos de tecnologias e ferramentas de colaboração,
correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. Conceitos de
proteção e segurança, realização de cópias de segurança (backup), vírus e
ataques a computadores. Conceitos de organização e de gerenciamento de
informações, arquivos, pastas e programas. Conceitos de educação a
distância. Conceitos de acesso a distância a computadores. Conceitos de
tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo.
Conhecimentos gerais sobre redes sociais (twitter, facebook, linkedin).
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho
Monetário Nacional; COPOM – Comitê de Política Monetária. Banco Central do
Brasil; Comissão de Valores Mobiliários; (Noções gerais). Produtos
Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao
consumidor, crédito rural, caderneta de poupança, capitalização,
previdência, investimentos e seguros. Noções do Mercado de capitais e de
Câmbio. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor
mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias; Fundo
Garantidor de Crédito (FGC). Crime de lavagem de dinheiro: conceito e
etapas. Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98
e suas alterações, CircularBacen 3.461/2009 e suas alterações e
Carta-Circular Bacen 2.826/98. Autorregulação Bancária.
|
CONTEÚDO
I - Leitura
II – Organização das Ideias
III – Desenvolvimento das Ideias
IV – Texto Dissertativo
V – Gêneros Textuais
VI – Fichamento e Resenha
VII – Coesão e Coerência
VIII – Redação em Concursos Públicos e suas correções:
1. Correção seguindo critérios normalmente utilizados em provas de concursos
da FCC - Fundação Carlos Chagas
2. Correção seguindo outros critérios normalmente utilizados em provas de
concursos por outras organizadoras
3. Caso Prático - Veja uma Redação que obteve NOTA 10
4. Dicas para a Produção de seu Texto
5. Sugestões a partir de provas
Bibliografia |