Volta à página anterior

 GLOSSÁRIO - TERMOS INTERNET 

Prof.Valdir Scarci

Ø       ARPANET - Advanced Research Projects Agency Network. Rede de longa distância criada em 1969 pela Advanced Research Projects Agency (ARPA, atualmente Defense Advanced Projects Research Agency, ou DARPA) em consórcio com as principais universidades e centros de pesquisa dos EUA, com o objetivo específico de investigar a utilidade da comunicação de dados em alta velocidade para fins militares. é conhecida como a rede-mãe da Internet de hoje e foi colocada fora  de operação em 1990, posto que estruturas alternativas de redes já cumpriam seu papel nos EUA.  

Ø       ASCII - acrônico de American Standard Code for Information Interchange. Código numérico usado para representar caracteres da língua inglesa em computadores e dispositivos de armazenamento eletrônico de dados.  

Ø       Backbone - (ou espinha dorsal de uma rede) linhas bases de conexão de alta velocidade dentro de uma rede, que por sua vez, se conectam às linhas de menor velocidade.  

Ø       Bps -  medida da taxa de transferência real de dados de uma linha de comunicação. é dada em bits por segundo. 

Ø       Browser - é um cliente para extração de informação em um servidor Web. 

Ø       Ciberespaço - conjunto de computadores e serviços que constitui a rede Internet. Termo cunhado em analogia com o espaço sideral explorado pelos astronautas.

Ø       Cliente - é um processo ou programa que requisita serviços a um servidor. Ver também: servidor  

Ø       Correio eletrônico - Um meio de comunicação baseado no envio e recepção de textos, chamados de mensagens, através de uma rede de computadores.

Ø       Criptografia - (encriptar) criptografar um arquivo significa convertê-lo num código secreto, para que as informações nele contidas não possam ser utilizadas ou lidas até serem decodificadas.

Ø       Dial-up - método de acesso a uma rede ou computador remoto via rede telefônica, discando o número onde está a rede ou computador.  

Ø       DNS - Domain Name System,  método utilizado para converter nomes Internet nos seus respectivos números. Exemplo: embratel.net.br equivale a 200.255.253.241.  

Ø       Domínio - uma parte da hierarquia de nomes de grupos ou hosts da Internet, que permite identificar as instituições ou conjunto de instituições na rede.

Ø       Download -  processo de se transferir uma cópia de um arquivo em um computador remoto para outro computador através da rede; o arquivo recebido é gravado em disco no computador local. O computador de onde os dados são copiados é subentendido como "maior" ou "superior" segundo algum critério hierárquico, enquanto o computador para o qual os dados são copiados é subentendido "menor" ou "inferior" na hierarquia. O sentido literal é, portanto "puxar para baixo". 

Ø       E-mail - (correio eletrônico) Ver Correio eletrônico; Endereço de correio eletrônico.   

Ø       Ethernet - padrão muito usado para a conexão física de redes locais, originalmente desenvolvido pelo Palo Alto Research Center (PARC) da Xerox nos EUA. Descreve protocolo, cabeamento, topologia e mecanismos de transmissão. 

Ø       FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo uma das entidades que trouxeram a Internet para o Brasil.

Ø       Firewall - sistema de segurança de rede, cujo principal objetivo é filtrar o acesso a uma rede. Constituído por equipamentos e softwares orientados a controle de tráfego entre a rede corporativa e a Internet.

 FTP (File Transfer Protocol) - protocolo da Internet que é usado para transferência de arquivos entre computadores. FTP anônimo - serviço que possibilita o acesso a repositórios públicos de arquivos via FTP.  

Ø       Gateway -1 Sistema que possibilita o intercâmbio de serviços entre redes com tecnologias completamente distintas, como BITNET e INTERNET; 2. Sistema e convenções de interconexão entre duas redes de mesmo nível e idêntica tecnologia, mas sob administrações distintas. 3 Roteador (terminologia TCP/IP).   

Ø       Hiperlink - nas páginas WEB quando aparecem palavras em destaque, pode-se clicar nelas e navegar pelos serviços e servidores da rede.  

Ø       Hipermídia - termo que descreve aplicações de multimídia interativas e não seqüenciais que possuem ligações de hipertexto entre diversos elementos como texto, gráficos, ilustrações, sons, vídeos e animações. Somatório das propriedades do hipertexto às da multimídia. 

Ø       Hipertexto -  maneira de acessar dados relacionados em um banco de dados , as interfaces mais comuns são as linhas de comando, menus de opção e recursos de apontar e clicar. Em vez de uma estrutura linear o hipertexto é uma cadeia de informações sem sequência, ligadas de maneira criativa. Lógica parecida a uma pesquisa de sinônimos num dicionário em que significados remetem a outros significados indefinidamente.

Ø       Home-page - página inicial de qulaquer endereço eletrônico comunicação conexão, ou hiperlinks para outros servidores da Internet ou ainda para entradas de hipertexto.  

Ø       HTML - acrônimo de Hypertext Markup Language, é a linguagem padrão para escrever páginas de documentos Web(WWW). é uma variante da SGML (Standard Generalized Markup Language), bem mais fácil de aprender e usar, que possibilita preparar documentos com gráficos e links para outros documentos para visualização em sistemas que utilizam Web.  

Ø       HTTP  -  protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) permite que os autores de hipertextos incluam comandos que permitem saltos para recursos e outros documentos disponíveis em sistemas remotos, de forma transparente para o usuário.

Ø       Internet - "rede das redes", originalmente criada nos EUA, que se tornou uma associação mundial de redes interligadas, que utilizam protocolos da família TCP/IP. A Internet provê transferência de arquivos, login remoto, correio eletrônico, news e outros serviços.  

Ø       InterNIC - The Internet Network Information Center.  Composto por 3 instituições (AT&T, PSI e General Atomics) centraliza a distribuição de informações da Internet Society (RFC’s) além de coordenar a distribuição de endereços e registros de domínio para provedores a nível mundial.  

Ø       IP -  Internet Protocol é o protocolo responsável pelo roteamento de pacotes  entre dois sistemas que utilizam a família de protocolos TCP/IP desenvolvida e usada na Internet. é o mais importante dos protocolos em que a Internet é baseada.   

Ø       IRC - acrônimo de Internet Relay Chat, serviço que possibilita a comunicação escrita on-line entre vários usuários pela Internet (bate papo).  

Ø       ISDN - uma rede digital que integra serviços de diversas naturezas como voz, dados, imagens, etc. que deve substituir gradualmente a infra-estrutura física atual de comunicações, em que cada serviço tende a trafegar por segmentos independentes. Não disponível em termos comerciais amplos no Brasil.  

Ø       ITU - International Telecomunications Union. órgão da ONU responsável pelo estabelecimento de normas e padrões em telecomunicações. 

Ø       LAN [Rede Local] - acrônimo de Local Area Network, rede de computadores limitada a distâncias de até 10 km. Em geral, limitada a um prédio ou conjunto de prédios de uma instituição.  

Ø       Login – acesso a rede por nome de usuário e senha digitada por quem solicitou o acesso.   

Ø       Login remoto - acesso a um computador via rede para execução de comandos. Para todos os efeitos, o computador local que "loga" em um computador remoto, passa a operar como se fosse um terminal deste último. 

Ø       MAN - acrônimo de Metropolitan Area Network, uma rede de abrangência metropolitana.  

Ø       Navegação - ato de conectar-se a diferentes computadores da rede distribuídos pelo mundo, usando as facilidades providas por ferramentas como browsers Web. O navegante da rede realiza uma "viagem" virtual explorando o ciberespaço.  

Ø       Nó - qualquer dispositivo, inclusive servidores e estações de trabalho, ligado a uma rede.

Ø       OCR (Optecal Character Recognition) - Sistema computadorizado de reconhecimento de caracteres impressos

Ø       OS/2 - Sistema operacional multitarefa desenvolvido pela IBM e Microsoft para uso em microprocessadores Intel 80286 e posteriores.  

Ø       Overhead - Todas as informações, tais como controle, roteamento, caracteres de correção de erros, ect, adicionados aos dados transmitidos pelo usuário. 

Ø       Pacote - dados encapsulados para transmissão na rede. Um conjunto de bits compreendendo informação de controle, endereço fonte e destino dos nós envolvidos na transmissão.   

Ø       Ping (Packet Internet Group) - programa usado para testar o alcance de uma rede TCP/IP, enviando a nós remotos uma requisição e esperando por uma resposta. 

Ø       POP - Post Office Protocol. Protocolo usado por clientes de correio eletrônico para receber arquivos de mensagens de correio  eletrônico.  

Ø       Porta - abstração usada pela Internet para distinguir entre conexões simultâneas múltiplas para um único host destino. O termo também é usado para denominar um canal físico de entrada e saída de um dispositivo.   

Ø       PPP - um dos protocolos mais conhecidos para acesso via interface serial. O Point-to-Point Protocol estabelece um método de acesso a Internet em que um computador, ligado a um host Internet via telefone e um modem de alta velocidade, aparece para o host como se fosse uma porta Ethernet no sistema de rede local do host. é considerado o sucessor do SLIP por ser confiável e mais eficiente.  

Ø       Protocolo - conjunto de regras padronizado que especifica o formato, a sincronização, o sequenciamento e a verificação de erros em comunicação de dados. Uma descrição formal de formatos de mensagem e das regras que  dois computadores devem obedecer ao trocar mensagens. O protocolo básico utilizado na Internet é o TCP/IP.  

Ø       Provedor de Acesso - instituição que se liga à Internet, via um Ponto-de-Presença ou outro provedor, para obter conectividade IP e repassá-la a outros indivíduos e instituições, em caráter comercial ou não.

Ø       Provedor de Informação - instituição cuja finalidade principal é coletar, manter e/ou organizar informações on-line para acesso através da Internet por parte de assinantes da rede. Essas informações podem ser de acesso público incondicional, caracterizando assim um provedor não-comercial ou, no outro extremo, constituir um serviço comercial onde existem tarifas ou assinaturas cobradas pelo provedor.  

Ø       RDSI – Rede Digital de Serviços Integrados (mesmo que ISDN).  

Ø       RNP - Em 1989 foi criada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), uma isntituição com o objetivo de iniciar e coordenar a disponibilização de serviços de acesso à Internet no Brasil; como ponto de partida foi criado um backbone conhecido como o backbone RNP interligando instituições educacionais à Internet.

Ø       Roteador - dispositivo responsável pelo encaminhamento de pacotes de comunicação em uma rede ou entre redes. Tipicamente, uma instituição, ao se conectar à Internet, deverá adquirir um roteador para conectar sua Rede Local (LAN) ao Ponto-de-Presença mais próximo. Roteadores se comunicam aos pares, como modems.

Ø       Roteamento - Processo de seleção de rotas para uma mensagem.

Ø       Ruído - Sinais aleatórios, gerados por componentes de um circuito ou por perturbações naturais que corrompem as transmissões de dados pela introdução de erros.

Ø       Servidor - 1. No modelo cliente-servidor, é o programa responsável pelo atendimento a determinado serviço solicitado por um cliente. Serviços como WWW são providos por servidores; 2. Referindo-se a equipamento, o servidor é um sistema que provê recursos tais como armazenamento de dados, impressão e acesso dial-up para usuários de uma rede de computadores. 

Ø       SMTP  - O Simple Mail Transfer Protocol é o protocolo Internet usado para transmissão de mensagens no correio eletrônico.

Ø       TCP/IP - acrônimo de Transmission Control Protocol/Internet Protocol, é a  família de protocolos para a comunicação de dados inter-redes, originalmente proposta para a Advanced Research Products Agency (ARPA). Hoje é um padrão de fato para inter-redes abertas, e seu uso é amplamente difundido dentro e fora dos EUA.

Ø       Telnet - ferramenta utilizada para estabelecer comunicação com um computador distante e capturar seu console para comandos e visualização dos resultados. 

Ø       WAN (Wide Area Network) - Redes que extravasam os domínios de uma organização qualquer para conectar várias outras localidades, normalmente envolvendo algum tipo de recurso de telecomunicações. A Internet é o melhor exemplo.

Ø       Web - Ver: WWW 

Ø       WAV - Extensão dos arquivos de som no Windows 

Ø       WWW (World Wide Web), WEB ou W3 – teia de alcance mundial, serviço que oferece acesso através de hiperlinks a um espaço multimídia da Internet. Pode-se acessar através de interfaces gráficas de uso intuitivo, possibilitando navegação mais fácil pela Internet. A base WWW é hipermídia, uma maneira de conectar mídias como texto, sons, vídeos e imagens gráficas. 

Ø       Zip Drive - Drive de disco removível de 3,5 para 100MB da Iomega Corporation. 

Ø       Zona - Sub-rde lógica em uma rede.


Volta à página anterior 

Curso Sólon
AULAS E APOSTILAS :: (44) 3031-5394

Os principais concursos do país estão aqui.

Secretaria Central: Av.Brasil 4271 sobreloja, esq.Av.Paraná - Centro - Maringá PR
Copyright © Curso Sólon. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento WGuerra@startup.com.br