DICAS - INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 

As questões de interpretação de textos vêm ganhando espaço nos concursos públicos. Também é a partir de textos que as questões normalmente cobram a aplicação das regras gramaticais nos grandes concursos de hoje em dia.

Por isso, é cada vez mais importante observar os comandos das questões. Normalmente o candidato é convidado a:

·   idenficar
Reconhecer elementos fundamentais apresentados no texto. 

·   comparar
Descobrir as relações de semelhanças ou de diferenças entre situações apresentadas no texto.

·   comentar
Relacionar o conteúdo apresentado com uma realidade, opinando a respeito.

·   resumir
Concentrar as idéias centrais em um só parágrafo.

·   parafrasear
Reescrever o texto com outras palavras.

·   continuar
Dar continuidade ao texto apresentado, mantendo a mesma linha temática.

Por isso, o professor Guerra considera que são condições básicas para o candidato interpretar textos: o conhecimento histórico (aí incluída a prática da leitura), o conhecimento gramatical e semântico (significado das palavras, aí incluídos homônimos, parônimos, sinônimos, denotação, conotação), e a capacidade de observação, de síntese e de raciocínio.


  Roteiro para interpretar textos:              .

1.    Ler atentamente todo o texto, procurando focalizar sua idéia central.

2.    Interpretar as palavras desconhecidas através do contexto.

3.    Reconhecer os argumentos que dão sustentação à idéia central.

4.    Identificar as objeções à idéia central;

5.    Sublinhar os exemplos que forem empregados como ilustração da idéia central.

6.    Antes de responder às questões, ler mais de uma vez todo o texto, fazendo o mesmo com o enunciado de cada questão.

7.    Evite responder “de cabeça”. Procure localizar a resposta no texto.

8.    Se preferir, faça anotações à margem ou esquematize o texto.

9.    Se o comando pede a idéia principal ou tema, normalmente deve situar-se no primeiro parágrafo (introdução) ou no último (conclusão).

10.  Se o comando busca argumentação, deve localizar-se os parágrafos intermediários (desenvolvimento).


  Erros comuns de interpretação:       .

EXTRAPOLAÇÃO (viagem):
·       Ocorre quando o candidato sai do contexto, acrescentando idéias que não estão no texto, normalmente porque já conhecia o tema por uso de sua imaginação criativa.
·       Portanto, é proibido viajar.

REDUÇÃO:
·       É o oposto da extrapolação.
·       Dá-se atenção apenas a um ou outro aspecto, esquecendo-se de que o texto é um conjunto de idéias.

CONTRADIÇÃO:
·       É comum as alternativas apresentarem idéias contrárias às do texto, fazendo o candidato chegar a conclusões equivocadas, de modo a errar a questão.
·       Portanto, internalize as idéias do autor e ponha-se no lugar dele.
·       Só contradiga o autor se isso for solicitado no comando da questão. Exemplo: “Indique a alternativa que apresenta idéia contrária à do texto”.


  Tipologia Textual

DISSERTAÇÃO:

·       É a exposição de opiniões fundamentadas em argumentos e raciocínio. Divide-se em introdução (apresenta o assunto de forma direta, sem rodeios), desenvolvimento (mostra dados, idéias, argumentos e exemplos que sustentam a sua posição), e conclusão (fecha o assunto; pode ser na forma de síntese ou sugestões, sem espaço para continuar a discussão).

NARRAÇÃO: 

·       É discorrer sobre um fato, um acontecimento. Nela predominam os verbos de ação. Os elementos da narração são personagem (quem participa do fato), tempo (momento do fato), ambiente (local), narrador (quem conta: 1a ou 3a pessoa) e enredo (o encadeamento das ações).

DESCRIÇÃO: 

·       É um “retrato verbal” do que vemos ou sentimos. É difícil encontrar um texto exclusivamente descritivo. Normalmente encontramos trechos descritivos inseridos numa narração ou dissertação.


  Sobre Leitura (curiosidade)

·       De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em
qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso. A úncia csioa iprotmatne é que
a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma
ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não
lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Vdaerde!


  Saiba Diferenciar

COESÃO x COERÊNCIA:

·       Coesão: Aspectos formais do texto. São erros de coesão: má concordância, pronomes indevidos e palavras inapropriadas.

·       Coerência: Aspectos implícitos do texto (ligados ao sentido textual). Exemplo de erro de coerência: “A polícia e a justiça são as duas mãos de um mesmo braço”.

DENOTAÇÃO x CONOTAÇÃO:

·       Denotação: É o sentido real: “Os raios de sol adentraram pela imensa janela”.

·       Conotação: É o sentido figurado: “Seu olhar eram raios de sol a iluminar-me”.

PARÁFRASE x PERÍFRASE:

·       Paráfrase: É a reescritura do texto, mantendo-se o mesmo significado.

·       Perífrase: É a substituição de palavras por expressões que indicam algo de si:
“Fui à Cidade Maravilhosa” (=RJ).
“O Rei do Futebol chegou” (=Pelé).


  Observe estes erros:

 Tautologia é o vício de repetir uma idéia com palavras diferentes.
Evite escrever ou falar:

Elo de ligação

Acabamento final

Certeza absoluta

Como prêmio extra

Juntamente com

Há anos atrás 

Vereador da cidade

Relações bilaterais entre dois países

Outra alternativa

Detalhes minuciosos

A razão é porque

Anexo(a) junto à carta

Sua livre escolha

Superávit positivo

Vandalismo criminoso

Todos foram unânimes

A seu critério pessoal

Conviver junto

Encarar de frente

Multidão de pessoas

Amanhecer o dia

Criação nova

Empréstimo temporário

Compartilhar conosco

Surpresa inesperada

Escolha opcional

Continua a permanecer

Passatempo passageiro

Atrás da retaguarda

Repetir outra vez

Voltar atrás

Abertura inaugural

Obra-prima principal

Gritar bem alto

Comparecer em pessoa

Demasiadamente excessivo

Individualidade inigualável

Abusar demais

Exceder em muito


 

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