ARGUMENTOS PARA RECURSOS

Acompanhe aqui sugestões de nossos professores para recursos


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Última atualização: 22/05 - 12h40min

Os professores do Curso Sólon analisaram provas e gabaritos e apresentam, logo abaixo, suas NOVE propostas e fundamentações para os interessados que se dispuserem interpor recursos contra as questões das disciplinas do núcleo comum e área de pedagogia.

Como recorrer: O candidato deve formular recursos a partir do site da PUCPR, nos dias 21 e 22/05/2013, seguindo as orientações no item 12.1.1 do edital de abertura de vagas.

         


Como há modelos de provas diferentes, identifique as questões em sua prova e faça as devidas adaptações, conforme abaixo:
 

Identificação da questão (Fundamentos da Educação)

Gabarito

15. "Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a Resolução n. 4, de..."

"A"

FUNDAMENTAÇÃO:

A questão está mal formulada e deve ser ANULADA, e seus pontos destinados a todos os candidatos, na forma do item 12.1.1-“d”, pois a alternativa "A" indicada como correta no gabarito oficial dá a entender que cabe somente à esfera pública a garantia da educação de qualidade.

Entretanto, se analisarmos o art. 4º das Diretrizes Curriculares Nacionais, “As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos(...)” e a Constituição de 1988 no art. 205, “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”, vê-se facilmente que para se obter educação de qualidade, depende não somente do poder público mas de todos os envolvidos na educação, o que faz com que a alternativa “B” também esteja correta, uma vez que aponta todos os agentes envolvidos na educação como responsáveis. Enfim, essa questão deve ser anulada, pois as duas alternativas são corretas e se completam.

Referências bibliográficas:

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 05 de outubro de 1988.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 4/2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 14 jul de 2010.
 


Identificação da questão (Informática)

Gabarito

01. "No programa Microsoft Excel 2010 instalado em um computador com Microsoft Windows (instalação padrão), um texto longo..."

"B"

FUNDAMENTAÇÃO:

A questão está mal formulada e deve ser ANULADA, e seus pontos destinados a todos os candidatos, na forma do item 12.1.1-“d”, pois não há alternativa correta para ser assinada, pelos motivos a seguir:

A alternativa apontada no gabarito oficial como correta afirma que para quebrar o texto automaticamente deve-se selecionar “Quebrar Texto Automaticamente”, dentro do menu de formatar células. Entretanto, o menu “Formatar” presente no grupo “Células” do Microsoft Excel 2010 não possui a opção de “Quebrar Texto Automaticamente”, conforme indica a figura no link http://migre.me/eEvkX

A opção “Quebrar Texto Automaticamente” está presente no grupo “Alinhamento” e não no grupo “Células” onde fica o botão “Formatar células”, conforme indica as figuras do Microsoft Excel 2010 presente no link referido.

Acredita-se que o erro na questão tenha ocorrido devido ao fato de que ao clicar no botão “Formatar” do grupo “Células” a janela ou caixa de diálogo “Formatar Células” será exibida para o usuário, e nela a mesma configuração está disponível. Mesmo assim não é um "menu" que apresenta a opção, e sim em uma "caixa de seleção", o que caracteriza a má formulação da questão.

Referência: Figuras oficiais do Microsoft Excel 2010 no link http://migre.me/eEvkX
 


Identificação da questão (específica de PEDAGOGIA)

Gabarito

17. "O sistema educacional brasileiro em relação aos níveis e modalidades de ensino passa a vigorar..."

"C"

FUNDAMENTAÇÃO:

A questão precisa ser ANULADA, e seus pontos destinados a todos os candidatos, na forma do item 12.1.1-“d”, pois há mais de uma alternativa a ser assinalada:

A regulamentação que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 é a Lei 12.796 de 4 de Abril de 2013, que específica em seu Art.4º-I: "educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: a) pré-escola; b) ensino fundamental; c) ensino médio", portanto exatamente de acordo com a alternativa "A" da questão.

Também está correta a alternativa "C" apontada pelo gabarito oficial, pelo fato de estar em consonância com o escrito da Nova Redação (NR) que a LDB recebeu no artigo 29: "A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade".

Nota: A Nova Lei 12.796 de 04/04/2013 foi emitida após a publicação do edital de abertura das inscrições, mas não invalidada por ele.

Fonte: Site oficial do Governo Federal:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm
 


Identificação da questão (específica de PEDAGOGIA)

Gabarito

4. "Instâncias Colegiadas são aquelas em que há representações diversas e as decisões são tomadas em grupo..."

"D"

FUNDAMENTAÇÃO:

A questão precisa ser ANULADA, e seus pontos destinados a todos os candidatos, na forma do item 12.1.1-“d”, em razão de falha na elaboração da questão e alternativas, conforme relato a seguir:

Segundo a respectiva norma que se encontra disponível no site oficial do MEC http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/pr_lond_sttt.pdf, pode-se incluir como conceito de comunidade escolar também alunos, o que não se menciona diretamente na alternativa dada como correta, porém se encontra indiretamente no enunciado ao citar “comunidade escolar”.

Assim, o órgão máximo de representatividade da gestão democrática é o “Conselho Escolar”, na forma dos Artigos 4º e 6º que regulamenta o Conselho Escolar, cujos teores encontram-se  destacados a seguir:

Art. 4º - O Conselho Escolar tem por finalidade efetivar a gestão escolar, na forma de colegiado, promovendo a articulação entre os segmentos da comunidade escolar e os setores da escola, constituindo-se no órgão máximo de direção.

Art. 6º - A Comunidade Escolar é o conjunto constituído pelos membros do magistério, alunos, pais ou responsáveis pelos alunos e funcionários que protagonizam a ação educativa da escola.

Portanto, pede-se a anulação da questão.

Fonte legal: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/pr_lond_sttt.pdf
 


Identificação da questão (específica de PEDAGOGIA)

Gabarito

5. “As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, consubstanciadas nos..."

"B"

FUNDAMENTAÇÃO:

A questão precisa ser ANULADA, e seus pontos destinados a todos os candidatos, na forma do item 12.1.1-“d”, pelo fato de possuir duas alternativas a serem assinaladas: aquela apresentada no gabarito oficial, mas também a alternativa "C", a respeito da gestão democrática, pois o Parecer CNE/CP 05/2005, referido na questão, aponta que “gestão educacional, entendida numa perspectiva DEMOCRÁTICA, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e nãoescolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos...”

Fonte oficial: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf (página 8)
 


Identificação da questão (Fundamentos da Educação)

Gabarito

12. "Bourdieu (2001) é lembrado por Bonamino, Alves, Franco e Cazelli (2010), os quais..."

"A"

FUNDAMENTAÇÃO:

A questão precisa ser ANULADA, e seus pontos destinados a todos os candidatos, na forma do item 12.1.1-“d”, pelo fato de haver FUGA AO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO do edital do concurso. O estudo referido no final do enunciado da questão não era tema de conhecimento pedagógico, pois diz respeito a assunto específico, particularizado, a um artigo que inclusive merece posições contrárias. O assunto da prova dentro de conhecimentos pedagógicos é sim o autor Bourdieu, citado no início do enunciado da questão, mas o resultado de um estudo particularizado não é tema do concurso, conforme se observa no Anexo III do edital de abertura das inscrições.

Cabe ressaltar ainda que os autores Bonamino, Alves Franco e Cazelli (2010) não são citados nos principais referencias teóricos que apresentam teorias ou tendências pedagógicas atuais, a exemplo SAVIANI (2010), LIBANEO (1990) e, além disso, o edital de concurso não aponta qualquer possibilidade de cobrança de resultados de estudos específicos.

Fonte: Anexo III do edital 17/2013, de 18/02/2013, disponível em http://www.pucpr.br/concursos
 


Identificação da questão (específica de PEDAGOGIA)

Gabarito

12. "O projeto político-pedagógico está vinculado ao papel e à função da escola, na medida em que..."

"D"

FUNDAMENTAÇÃO:

A questão precisa ser ANULADA, e seus pontos destinados a todos os candidatos, na forma do item 12.1.1-“d”, pelo fato de possuir duas alternativas a serem assinaladas: aquela apresentada no gabarito oficial, mas também a alternativa "B" (da prova 141) ou o "C" (da prova 142), pois é trecho da Resolução 2 de 30/01/2012 - Câmara de Educação Básica que "Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio" traz o seguinte no Art. 15: "Com fundamento no princípio do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, no exercício de sua autonomia e na gestão democrática, o projeto político pedagógico das unidades escolares, deve traduzir a proposta educativa construída coletivamente, garantida a participação efetiva da comunidade escolar e local, bem como a permanente construção da identidade entre a escola e o território no qual está inserida".

Fonte oficial do MEC: Resolução 2 de 30/01/2012 da Câmara de Educação Básica.
 


Identificação da questão (específica de GEOGRAFIA)

Gabarito

9. "Observe o planisfério a seguir que indica..."

"D"

FUNDAMENTAÇÃO:

A questão precisa ser ANULADA, e seus pontos destinados a todos os candidatos, na forma do item 12.1.1-“d”, pelo fato de apresentar ilegíveis a figura (planisfério) e principalmente a sua legenda, prejudicando o entendimento da questão. Observe que TODAS as alternativas apresentadas trazem argumentos a respeito de "megacidade" e "cidade global", o que faz o candidato concluir que os círculos (maiores e menores) indicados na legenda façam referência a esses dois tipos de cidade, mas não é possível ler a identificação e as informações da legenda.

Fonte: http://www.pucpr.br/arquivosUpload/5372966911369050581.pdf
 


Identificação da questão (Informática)

Gabarito

2. "Durante a criação de uma apresentação muito grande no Microsoft Powerpoint 2010..."

"C"

FUNDAMENTAÇÃO:

A questão precisa ser ANULADA, e seus pontos destinados a todos os candidatos, na forma do item 12.1.1-“d”, pois a alternativa apresentada como correta no gabarito oficial possui falha em sua redação, tendo em vista que no Powerpoint 2010 não existe "modo normal de slides", o que há é "Modo Normal" ou "Modo Classificação de Slides".

Fonte: http://office.microsoft.com/pt-br/powerpoint-help/organizar-seus-slides-em-secoes-HA010344969.aspx

 

         

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