ESTA PÁGINA
PODE SER ATUALIZADA A QUALQUER
MOMENTO
Última atualização:
22/05 - 12h40min
Os
professores do Curso Sólon analisaram
provas e gabaritos e apresentam, logo abaixo, suas NOVE propostas e fundamentações para os interessados que se
dispuserem interpor recursos contra as questões das disciplinas do
núcleo comum e área de pedagogia.
Como recorrer: O candidato deve formular recursos a partir do
site da PUCPR, nos dias 21 e
22/05/2013, seguindo as orientações no item 12.1.1 do
edital de abertura de vagas.
Como há modelos de provas diferentes, identifique as questões em sua
prova e faça as devidas adaptações, conforme abaixo:
Identificação da questão
(Fundamentos da Educação) |
Gabarito |
15. "Nas
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a
Resolução n. 4, de..." |
"A" |
FUNDAMENTAÇÃO: |
A
questão está mal formulada e deve ser ANULADA, e
seus pontos destinados a todos os candidatos, na forma do item
12.1.1-“d”, pois a alternativa "A" indicada como correta no
gabarito oficial dá a entender que cabe somente à esfera pública
a garantia da educação de qualidade.
Entretanto,
se analisarmos o art. 4º das
Diretrizes Curriculares Nacionais, “As bases que dão sustentação
ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público,
a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os
educandos(...)” e a Constituição de 1988 no art. 205, “A
educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será
promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando
ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício
da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”, vê-se
facilmente que para se obter educação de qualidade, depende não
somente do poder público mas de todos os envolvidos na educação,
o que faz com que a alternativa “B” também esteja correta, uma
vez que aponta todos os agentes envolvidos na educação como
responsáveis. Enfim, essa questão deve ser anulada, pois as duas
alternativas são corretas e se completam.
Referências bibliográficas:
BRASIL.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Brasília, 05 de outubro de 1988.
BRASIL. Conselho
Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 4/2010. Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
Brasília, DF: Diário Oficial da União, 14 jul de 2010.
|
Identificação da questão
(Informática) |
Gabarito |
01. "No
programa Microsoft Excel 2010 instalado em um computador com
Microsoft Windows (instalação padrão), um texto longo..." |
"B" |
FUNDAMENTAÇÃO: |
A
questão está mal formulada e deve ser ANULADA, e
seus pontos destinados a todos os candidatos, na forma do item
12.1.1-“d”, pois não há alternativa correta para ser assinada,
pelos motivos a seguir:
A
alternativa apontada no gabarito oficial como correta afirma que
para quebrar o texto automaticamente deve-se selecionar “Quebrar
Texto Automaticamente”, dentro do menu de formatar células.
Entretanto, o menu “Formatar” presente no grupo “Células” do
Microsoft Excel 2010 não possui a opção de “Quebrar Texto
Automaticamente”, conforme indica a figura no link
http://migre.me/eEvkX
A opção
“Quebrar Texto Automaticamente” está presente no grupo
“Alinhamento” e não no grupo “Células” onde fica o botão
“Formatar células”, conforme indica as figuras do Microsoft
Excel 2010 presente no link referido.
Acredita-se que o erro na questão tenha ocorrido devido ao fato
de que ao clicar no botão “Formatar” do grupo “Células” a janela
ou caixa de diálogo “Formatar Células” será exibida para o
usuário, e nela a mesma configuração está disponível. Mesmo
assim não é um "menu" que apresenta a opção, e sim em uma "caixa
de seleção", o que caracteriza a má formulação da questão.
Referência:
Figuras oficiais do Microsoft Excel 2010 no link
http://migre.me/eEvkX
|
Identificação da questão
(específica de PEDAGOGIA) |
Gabarito |
17.
"O sistema educacional brasileiro em relação aos níveis e
modalidades de ensino passa a vigorar..." |
"C" |
FUNDAMENTAÇÃO: |
A
questão precisa ser ANULADA, e seus pontos
destinados a todos os candidatos, na forma do item 12.1.1-“d”,
pois há mais de uma alternativa a ser assinalada:
A regulamentação
que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
9394/96 é a Lei 12.796 de 4 de Abril de 2013, que específica em
seu Art.4º-I: "educação básica obrigatória e gratuita dos 4
(quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da
seguinte forma: a) pré-escola; b) ensino fundamental; c) ensino
médio", portanto exatamente de acordo com a alternativa "A" da
questão.
Também está
correta a alternativa "C" apontada pelo gabarito oficial, pelo
fato de estar em consonância com o escrito da Nova Redação (NR)
que a LDB recebeu no artigo 29: "A educação infantil, primeira
etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento
integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos
físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação
da família e da comunidade".
Nota: A
Nova
Lei 12.796 de 04/04/2013 foi emitida após a publicação do edital
de abertura das inscrições, mas não invalidada por ele.
Fonte:
Site oficial do Governo Federal:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm
|
Identificação da questão
(específica de PEDAGOGIA) |
Gabarito |
4. "Instâncias Colegiadas
são aquelas em que há representações diversas e as decisões são
tomadas em grupo..." |
"D" |
FUNDAMENTAÇÃO: |
A
questão precisa ser ANULADA, e seus pontos
destinados a todos os candidatos, na forma do item 12.1.1-“d”,
em razão de falha na elaboração da questão e alternativas,
conforme relato a seguir:
Segundo a respectiva norma que
se encontra disponível no site oficial do MEC
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/pr_lond_sttt.pdf,
pode-se incluir como conceito de comunidade escolar também alunos, o que
não se menciona diretamente na alternativa dada como correta, porém se
encontra indiretamente no enunciado ao citar “comunidade escolar”.
Assim, o órgão máximo de
representatividade da gestão democrática é o “Conselho Escolar”, na
forma dos Artigos 4º e 6º que regulamenta o Conselho Escolar, cujos
teores encontram-se destacados a seguir:
Art. 4º - O Conselho Escolar
tem por finalidade efetivar a gestão escolar, na forma de colegiado,
promovendo a articulação entre os segmentos da comunidade escolar e os
setores da escola, constituindo-se no órgão máximo de direção.
Art. 6º - A Comunidade Escolar
é o conjunto constituído pelos membros do magistério, alunos, pais ou
responsáveis pelos alunos e funcionários que protagonizam a ação
educativa da escola.
Portanto,
pede-se a anulação da questão.
Fonte legal:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/pr_lond_sttt.pdf
|
Identificação da questão
(específica de PEDAGOGIA) |
Gabarito |
5. “As Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia,
consubstanciadas nos..." |
"B" |
FUNDAMENTAÇÃO: |
A
questão precisa ser ANULADA, e seus pontos
destinados a todos os candidatos, na forma do item 12.1.1-“d”,
pelo fato de possuir duas alternativas a serem assinaladas:
aquela apresentada
no gabarito oficial, mas também a alternativa "C", a respeito da
gestão democrática, pois o Parecer CNE/CP 05/2005, referido na
questão, aponta que “gestão educacional, entendida numa
perspectiva DEMOCRÁTICA, que integre as diversas atuações e
funções do trabalho pedagógico e de processos educativos
escolares e nãoescolares, especialmente no que se refere ao
planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento,
à avaliação de planos e de projetos pedagógicos...”
Fonte oficial:
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf
(página 8)
|
Identificação da questão
(Fundamentos da Educação) |
Gabarito |
12. "Bourdieu
(2001) é lembrado por Bonamino, Alves, Franco e Cazelli (2010),
os quais..." |
"A" |
FUNDAMENTAÇÃO: |
A
questão precisa ser ANULADA, e seus pontos
destinados a todos os candidatos, na forma do item 12.1.1-“d”,
pelo fato de haver FUGA AO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO do edital do
concurso. O
estudo referido no final do enunciado da questão não era tema de
conhecimento pedagógico, pois diz respeito a assunto específico,
particularizado, a um artigo que inclusive merece posições contrárias. O
assunto da prova dentro de conhecimentos pedagógicos é sim o autor
Bourdieu, citado no início do enunciado da questão, mas o resultado de
um estudo particularizado não é tema do concurso, conforme se observa no
Anexo III do edital de abertura das inscrições.
Cabe ressaltar ainda que
os autores Bonamino, Alves Franco e Cazelli (2010) não são citados nos
principais referencias teóricos que apresentam teorias ou tendências
pedagógicas atuais, a exemplo SAVIANI (2010), LIBANEO (1990) e, além
disso, o edital de concurso não aponta qualquer possibilidade de
cobrança de resultados de estudos específicos.
Fonte: Anexo III do
edital 17/2013, de 18/02/2013, disponível em
http://www.pucpr.br/concursos
|
Identificação da questão
(específica de PEDAGOGIA) |
Gabarito |
12.
"O projeto político-pedagógico está vinculado ao papel e à
função da escola, na medida em que..." |
"D" |
FUNDAMENTAÇÃO: |
A
questão precisa ser ANULADA, e seus pontos
destinados a todos os candidatos, na forma do item 12.1.1-“d”,
pelo fato de possuir duas
alternativas a serem assinaladas: aquela apresentada no gabarito
oficial, mas também a
alternativa "B" (da prova 141) ou o "C" (da prova 142), pois é trecho da
Resolução 2 de 30/01/2012 - Câmara de Educação Básica que "Define
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio" traz o seguinte
no Art. 15: "Com fundamento no princípio do pluralismo de ideias e de
concepções pedagógicas, no exercício de sua autonomia e na gestão
democrática, o projeto político pedagógico das unidades escolares, deve
traduzir a proposta educativa construída coletivamente, garantida a
participação efetiva da comunidade escolar e local, bem como
a permanente construção da identidade entre a escola e o território no
qual está inserida".
Fonte oficial do MEC:
Resolução 2 de 30/01/2012 da Câmara de Educação Básica.
|
Identificação da questão
(específica de GEOGRAFIA) |
Gabarito |
9. "Observe o planisfério a
seguir que indica..." |
"D" |
FUNDAMENTAÇÃO: |
A
questão precisa ser ANULADA, e seus pontos
destinados a todos os candidatos, na forma do item 12.1.1-“d”,
pelo fato de apresentar ilegíveis a figura (planisfério) e
principalmente a sua legenda, prejudicando o entendimento da questão.
Observe que TODAS as alternativas apresentadas trazem argumentos a
respeito de "megacidade" e "cidade global", o que faz o candidato
concluir que os círculos (maiores e menores) indicados na legenda façam
referência a esses dois tipos de cidade, mas não é possível ler a
identificação e as informações da legenda.
Fonte:
http://www.pucpr.br/arquivosUpload/5372966911369050581.pdf
|
Identificação da questão
(Informática) |
Gabarito |
2.
"Durante a criação de uma apresentação muito grande no Microsoft
Powerpoint 2010..." |
"C" |
FUNDAMENTAÇÃO: |
A
questão precisa ser ANULADA, e seus pontos
destinados a todos os candidatos, na forma do item 12.1.1-“d”,
pois a alternativa apresentada como correta no gabarito oficial
possui falha em sua redação, tendo em vista que no Powerpoint 2010 não
existe "modo normal de slides", o que há é "Modo
Normal" ou "Modo Classificação de Slides".
Fonte:
http://office.microsoft.com/pt-br/powerpoint-help/organizar-seus-slides-em-secoes-HA010344969.aspx
|
Curso Sólon
AULAS
E APOSTILAS |
|
|