Página de DownloadsTutorial sobre o CelestiaAstronomia no CelestiaSobre o Celestia BRPágina Inicial






Sobre o Celestia BR


|.Astronomia no Celestia | Matérias sobre astronomia | Páginas na internet | Página inicial |

Há vida inteligente fora da Terra?
por Ricardo Francisco Pereira

Pesquisadores de vários lugares do mundo tentam provar ou não a existência de vida inteligente no Cosmos. Os que tentam provar que existe vida, alegam que o Universo inteiro é muito grande, mas grande mesmo, sendo assim, seria muito improvável que só haveria vida neste nosso planeta. Os que são contra esta tese, afirmam que o Universo possa estar infestado de vida, mas na forma de micróbios, bactérias e vírus, isso porque o Cosmos não apresenta condições de essas formas de vida evoluírem.

Se a tese contra a pluralidade da vida estiver certa, chegaríamos a vários problemas e perguntas tais como:

· Como a vida na Terra conseguiu evoluir acima do nível dos micróbios, bactérias e vírus, se nem mesmo os cientistas sabem ao certo como ocorreu?
· Porque o planeta Terra possui condições adequadas para o desenvolvimento de formas de vida?
· Porque estas condições favoráveis ao desenvolvimento de vida inteligente somente surgiram aqui na Terra e não em outros planetas também?
· Se as condições favoráveis ao desenvolvimento da vida não surgiram até agora em outros planetas Universo afora, será que vai surgir ainda em algum lugar em algum planeta?
· Se essas condições só apareceram na Terra, poderiam significar que alguém ou algo interferiu no desenvolvimento do curso da evolução de vida na Terra?
· O que seria esse alguém ou essa entidade? Seria Deus ou Seres extraterrestres?

A respostas a essas perguntas ainda não existem concretamente, mas há muitas especulações a respeito, tais como:

· Com a tecnologia que temos, só conseguimos sondar estrelas para descobrir se há planetas orbitando-as ou não, em um pedacinho muito pequeno de nossa própria galáxia, mais ou menos num raio de 100 anos-luz. Considerando que a Via Láctea tem 100.000 anos-luz de comprimento e 30.000 anos-luz de largura, este é um pedacinho de nossa galáxia. Para dar uma maior dimensão do problema, na nossa galáxia existem mais ou menos 200 bilhões de estrelas, e no Universo existem mais ou menos 300 bilhões de galáxias, ou seja o número de estrelas no Cosmos é incomensurável. O Universo tem acreditam os cientistas entre 14 e 16 bilhões de anos, portanto a parte que os seres humanos já estudaram é infinitamente pequena sem contar que na parte que estudamos foram encontrados mais de 100 planetas extra-solares, todos são gigantes gasosos e não tem condições de abrigar formas de vida como a conhecemos.
· Outro grande problema é que só conseguimos detectar planetas do tamanho ou maior que Saturno, implicando que eles são gigantes gasosos, não podendo abrigar formas de vida como a conhecemos. Só conseguimos estudar melhor o Universo quando conseguirmos desenvolver tecnologia para detectar planetas pequenos ao redor de estrelas, planetas rochosos, maiores ou menores que a Terra e estudar estrelas à distâncias bem maiores do que estudamos hoje.
· Um problema ainda maior é achar planetas que tem condições de abrigar vida inteligente como a conhecemos. São condições complicadas:
1) O planeta tem que ser terrestre e com atmosfera densa. 2) O planeta tem que estar a uma certa distância da estrela, numa faixa chamada de Zona Habitável, onde o planeta recebe calor e energia da estrela suficiente para que o planeta mantenha uma temperatura agradável e mantenha a água na forma líquida. 3) A órbita do planeta tem que ser quase circular ou circular em torno da estrela para que o planeta enquanto orbita a estrela não chegue nem muito perto nem muito longe da mesma e ainda que o planeta tenha rotação. 4) O planeta deve ter uma Camada de Ozônio para não deixar que os raios ultravioletas emitidos pela estrela não prejudiquem a evolução de supostos seres extraterrestres (supondo ainda que os raios ultravioletas sejam nocivos a esses seres).

Lembrando que essa condições são somente necessárias à formas de vida como a conhecemos, ou seja, terráquea. Possivelmente pode haver formas de vida diferente da nossa, que vive na atmosfera dos planetas gigantes gasosos, como Júpiter e Saturno, nos vulcões de Io - satélite de Júpiter - , nos vulcões ou na superfície superquente de rocha derretida de Vênus, na gélida superfície de Plutão - o planeta mais longe do Sol - , num cometa - como acreditam alguns cientistas - em viagem pelo Sistema Solar, ou na própria Terra em numa dimensão diferente, que ainda não conhecemos. Alias não sabemos quase nada sobre o Universo e nem a nossa origem, o caminho para a sabedoria está em descobrir alguns pontos chaves no nosso passado e no nosso futuro, tais como:

· Qual é a nossa real origem?
· Como evoluímos além de micróbios, bactérias e vírus e até que ponto evoluiremos?
· Como foi criado o Universo e quem ou o que o criou? (até que se prove o contrário, alguém o criou, ele não surgiu do acaso e esse alguém só pode ser uma entidade suprema e onipresente causa de tudo, que normalmente é chamada de Deus).
· Um dia o Universo vai acabar ou ele é eterno?
· Como evolui a vida em outro planeta com as mesmas características que a Terra ofereceu no passado?
· A vida sendo "Plantada" em um planeta, sua evolução segue um padrão, ou seja, uma linha de evolução igual ou parecida com a evolução que aconteceu na Terra?
· Como surgiu a vida na Terra e como surge a vida em outros planetas?

A respostas a todas a essas perguntas ainda estão muito longe de serem respondidas - pelo menos a nós terráqueos - tão longe quanto as mais longínquas galáxias do Cosmos. Continuar estudando os astros e o Universo é o único meio de responder a essas questões e inclusive descobrir outras civilizações que também nos ajude nesta longa e difícil jornada ao saber, mesmo tendo de vez em quando algumas pessoas que ridicularizam a ciência enganando pessoas fazendo-as a acreditar em coisas errôneas, até levando a conseqüências lamentáveis como ocorreu no EUA quando integrantes de uma ceita religiosa se suicidaram imaginando que iriam pegar carona em uma nave espacial que estaria atrás do cometa Hale-Bob, enganadas pelo seu líder religioso. Espero que a ciência seja levada a sério, pois a ciência é a forma de se estudar as coisas de forma a obter conhecimento e poder sobre elas de forma responsável.


|.Astronomia no Celestia | Matérias sobre astronomia | Páginas na internet | Página inicial |

 

   

 



[ Lista | Aleatório | Próximo ]

WebMaster - Wilson Guerra
Clique aqui para enviar uma mensagem