Página de DownloadsTutorial sobre o CelestiaAstronomia no CelestiaSobre o Celestia BRPágina Inicial






Sobre o Celestia BR

TUTORIAL

Antes de "decorar" as teclas de atalho, faça esse pequeno treino.
Exemplo de um pequeno "tour" pelo Sistema Solar

Selecione Marte (mars) pressionando o "4" (já que Marte é o quarto planteta por ordem de distância ao Sol). Vá até lá pressionando "G".
Com o "shift" do teclado pressionado, use as setas para fazer giros sobre Marte. Você poderá dar voltas completas, e ver seus pólos norte e sul. Use "home" para se aproximar da superfície de Marte, e "end" para se afastar.
Vamos então para Deimos, um dos satélites naturais de Marte. Para isso, pressione "Enter". Um campo na parte inferior da tela abriu-se. Basta então digitar o nome: deimos. Tecle "Enter" mais uma vez para confirmar, e "G" para viajar até Deimos. Você pode usar as setas mantendo a tecla "shift" pressionada para ver Deimos de vários ângulos, como feito com Marte.
Agora vamos para o complexo sistema de Saturno. Para isso, pressione "6" (já que Saturno é o sexto planteta por ordem de distância ao Sol). Podemos ver o belo e gigantesco planeta e seu conjunto de anéis. Em torno de Saturno gravitam muitos satélites naturais. Para vê-los, vamos ativar as órbitas, pressionando a letra "O". Afaste-se um pouco do planeta, usando "end" para ver as órbitas mais afastadas. Usando "M", os nomes das "luas" de Saturno são exibidos. Podemos acelerar a simulação do tempo usando a tecla "L" umas duas ou três vezes, para assim visualizarmos sua revolução sobre Saturno. Para retornar à simulação de tempo normal, pressione a barra invertida ( \ ).


Marte

Deimos

Saturno e suas luas

Lista de comandos básicos para se "navegar" no Celestia.

Mouse:
Botão esquerdo - um clique: seleciona objeto clicado.
Botão esquerdo - mantendo clicado e arrastando: move campo de visão.
Botão direito - um clique: abre um "menu" com opções referentes ao objeto.
Botão direito - mantendo clicado e arrastando: gira ao redor do objeto.

Teclado:
Setas: movem o campo de visão na direção da seta pressionada.
Shift+Setas: faz um "giro" em torno do objeto selecionado.
G: viaja até o objeto selecionado.
ENTER: abre campo para se digitar nome do objeto que se quer selecionar (ex.: pressionar ENTER, digitar VENUS, e pressionar ENTER novamente para confirmação. Assim o planeta Vênus foi selecionado; para viajar até ele basta pressionar G).
HOME: aproxima-se do objeto selecionado.
END: afasta-se do objeto selecionado.
0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 - De modo automático, seleciona respectivamente: Sol, Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão, sem necessidade de digitar seus nomes por extenso. Para sistemas extra-solares (outras estrelas que possuem planetas à sua órbita), a mesma lógica é válida. Ou seja, 0 seleciona a estrela, e 1, 2, 3, etc, selecionam os planetas que orbitam ao redor, por ordem de distância do centro do sistema.
O: exibe a órbita/trajetória do objeto selecionado. Por padrão, exibe também as órbitas de todos os planetas e seus satélites naturais.
L: acelera simulação do tempo num fator de 10 vezes por toque.
K: retarda simulação do tempo num fator de 10 vezes por toque.
Barra de Espaço: "congela" simulação do tempo.
J: inverte direção da simulação do tempo.
\: retorna à simulação de tempo real.
!: configura para data e hora atual (ou a data do relógio do computador).
&: habilita/desabilita nome de formações das superfícies das luas e planetas (no caso de Terra, exibe o nome das capitais dos países).
Ctrl + U: divide tela verticalmente.
Ctrl + R: divide tela horizontalmente.
TAB: alterna entre telas criadas com Ctrl + U ou Ctrl + R.
DELETE: elimina telas criadas com Ctrl + U ou Ctrl + R.

Menu:
Navegation - Goto Object
: viaja ao objeto especificado no campo correspondente, dando possibilidade de indicar-se também as coordenadas geográficas (latitude e longitude) e distância de observação (em km, radii ou unidades astronômicas).
Navegation - Solar System Browser: lista todos os objetos do Sistema Solar catalogados.
Navegation - Star Browser: lista, em número de 10 a 500, estrelas catalogadas por proximidade, brilho ou companhia planetária.
Navegation - Eclipse Finder: calcula momento exato de eclipses solares e lunares de quaisquer planetas ou luas do sistema solar.
Time - set time: permite configurar quaisquer data e hora exata para simulação.
Render - View Options: permite habilitar ou desabilitar itens visuais como: atmosferas e nuvens dos planetas, órbitas de planetas, luas, naves, asteróides, exibição das caudas dos cometas, de constelações, de galáxias, etc...
Render - Ambiente Light: regula luz ambiente entre médio (medium), baixo (low) e nenhum (none), este último sendo o que melhor corresponderia a realidade.



[ Lista | Aleatório | Próximo ]

WebMaster - Wilson Guerra
Clique aqui para enviar uma mensagem